domingo, 6 de maio de 2012


ECOPEDAGOGIA COMO UMA RESPOSTA AO PARADIGMA TRADICIONAL
Esta proposta consiste na compreensão de que “ educar é impregnar de sentido as práticas, os atos cotidianos...” ( Gutiérrez, 1999: 23), uma maneira significativa de se fazer algo, o diálogo com o cotidiano e se constrói passo a passo, na caminhada de cada um. Daí a importância de se resgatar as histórias de vida, as experiências pessoais que dão sentido e influenciam a construção do conhecimento. Se apresenta como uma nova pedagogia dos direitos e associa direitos humanos, políticos e ambientais e direitos planetários, impulsionando o resgate da cultura e da sabedoria popular ( Gadotti,2003: 2).
Realmente uma proposta diferenciada que promove a interação do educar, humanizar, transformar e promover, levando em consideração três atribuições importantes:
VER - JULGAR – AGIR
Através do VER conhecer a realidade
Através do JULGAR identificar a causa e as consequências.
Através do AGIR elaborar projetos, planos e melhorias.
Para que todos que aqui vivem sintam-se cidadãos desta terra e que conheçam sua história e percebam que fazem parte dela.

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