ECOPEDAGOGIA
COMO UMA RESPOSTA AO PARADIGMA TRADICIONAL
Esta proposta
consiste na compreensão de que “ educar é impregnar de sentido as práticas, os
atos cotidianos...” ( Gutiérrez, 1999: 23), uma maneira significativa de se
fazer algo, o diálogo com o cotidiano e se constrói passo a passo, na caminhada
de cada um. Daí a importância de se resgatar as histórias de vida, as
experiências pessoais que dão sentido e influenciam a construção do
conhecimento. Se apresenta como uma nova pedagogia dos direitos e associa
direitos humanos, políticos e ambientais e direitos planetários, impulsionando
o resgate da cultura e da sabedoria popular ( Gadotti,2003: 2).
Realmente uma
proposta diferenciada que promove a interação do educar, humanizar, transformar
e promover, levando em consideração três atribuições importantes:
VER - JULGAR –
AGIR
Através do VER
conhecer a realidade
Através do
JULGAR identificar a causa e as consequências.
Através do
AGIR elaborar projetos, planos e melhorias.
Para que todos
que aqui vivem sintam-se cidadãos desta terra e que conheçam sua história e
percebam que fazem parte dela.
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