AS
TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS REVISITADAS PELO DEBATE CONTEMPORÃNEO NA EDUCAÇÃO
DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
TÓPICOS
E COMENTÁRIOS:
A educação sofreu diversas
mudanças ao longo do tempo, novas teorias foram surgindo, modificando conceitos
e se adequando à realidade. Logo surgem pelas necessidades e questionamentos
que se apresentam na sociedade.
A pedagogia lida com valores, com
objetivos políticos, morais, ideológicos e a didática é o instrumento de
mediação, que são os dispositivos e métodos de educação e ensino.
Como o “caminho se faz ao caminhar”, precisamos
recorrer aos mapas. Através do estudo das várias teorias e sua relação com o
presente, poderemos ter conhecimento de tudo que possibilite a formação de
novos conceitos. E sempre lembrando que a pedagogia está a serviço da educação
que visa a formação humana.
Teorias modernas
e o debate contemporâneo relativo à educação
Sujeitos como produtores de
conhecimento dentro de sua cultura, capazes de desejo e imaginação, de assumir
o seu papel de protagonistas na construção da sociedade e do conhecimento.
Mais do que aprender e aplicar,
progredir.
Todas as culturas tem valor igual.
Saberes eliminam fronteiras e se
comunicam entre si.
Os sujeitos são construídos
socialmente e vão formando sua identidade.
Os educadores ajudam os estudantes
a construírem valores como: a diversidade, tolerância, liberdade, criatividade,
emoções, intuição.
Logo, precisamos trabalhar para que esta
formação geral que a modernidade prega seja também impregnada por este olhar
que olha para as outras dimensões do sujeito como as dimensões afetivas,
emocionais e espirituais, além de considerar o contexto cultural e histórico do
educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário