domingo, 6 de maio de 2012


AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS REVISITADAS PELO DEBATE CONTEMPORÃNEO NA EDUCAÇÃO DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
TÓPICOS E COMENTÁRIOS:
A educação sofreu diversas mudanças ao longo do tempo, novas teorias foram surgindo, modificando conceitos e se adequando à realidade. Logo surgem pelas necessidades e questionamentos que se apresentam na sociedade.
A pedagogia lida com valores, com objetivos políticos, morais, ideológicos e a didática é o instrumento de mediação, que são os dispositivos e métodos de educação e ensino.
                 Como o “caminho se faz ao caminhar”, precisamos recorrer aos mapas. Através do estudo das várias teorias e sua relação com o presente, poderemos ter conhecimento de tudo que possibilite a formação de novos conceitos. E sempre lembrando que a pedagogia está a serviço da educação que visa a formação humana.
Teorias modernas e o debate contemporâneo relativo à educação
           Sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura, capazes de desejo e imaginação, de assumir o seu papel de protagonistas na construção da sociedade e do conhecimento.
          Mais do que aprender e aplicar, progredir.
          Todas as culturas tem valor igual.
          Saberes eliminam fronteiras e se comunicam entre si.
          Os sujeitos são construídos socialmente e vão formando sua identidade.
          Os educadores ajudam os estudantes a construírem valores como: a diversidade, tolerância, liberdade, criatividade, emoções, intuição.
   Logo, precisamos trabalhar para que esta formação geral que a modernidade prega seja também impregnada por este olhar que olha para as outras dimensões do sujeito como as dimensões afetivas, emocionais e espirituais, além de considerar o contexto cultural e histórico do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário